Manutenções de lentes de contato, saiba a importância

A colocação de lentes de contato dentais não é mais novidade, mas continua sendo um dos tratamentos estéticos odontológicos mais pedidos nos consultórios. A possibilidade de obter resultado visual perfeito e em pouco tempo, atrai cada vez mais interessados nesse tipo de tratamento.

Entretanto, como todo tratamento estético, a colocação das lentes de contato dentais exige certos cuidados. Irreversível, o tratamento realizado com esse tipo de faceta dental precisa de manutenção para evitar prejuízos à saúde bucal.

A manutenção da lente de contato é obrigatória?

As lentes de contato dentais cerâmicas têm uma durabilidade bastante atraente. Graças ao material com o qual são feitas, esse é um procedimento que pode durar entre 10 a 20 anos. A vida útil das lentes de contato dependerá, tanto do material em sua composição, quanto dos cuidados do paciente com o procedimento.

E dentre os cuidados que prolongam a vida útil das lentes de contato dentais, está a manutenção periódica. Em geral, é recomendada uma visita ao dentista a cada quatro meses, após a colocação das lentes.

Visitas periódicas ao dentista permitem identificar eventuais problemas, além da integridade das lentes de contato. As manutenções servem para verificar a saúde bucal e garantir que o procedimento segue sem infiltrações ou acúmulo de tártaro, por exemplo.

Prejuízos da falta de manutenção da lente de contato

Independentemente do indivíduo, a falta de higiene bucal adequada pode, inclusive, levar à perda de dentes e infecções. No caso de quem optou pelas lentes de contato dentais, o cuidado com a saúde bucal precisa ser redobrado.

Apesar da durabilidade, as lentes de contato podem perder o brilho, se deslocar ou até mesmo ficarem manchadas. Mais do que isso, a falta de manutenção pode prejudicar, inclusive, a saúde dos dentes naturais, como o acúmulo de placa bacteriana e infiltrações por cáries – o que pode deixar o tratamento ainda mais complicado e caro, inclusive.

No caso de pacientes que abusam do café e alimentos com corantes, ou tem bruxismo, por exemplo, é importante fazer visitas frequentes ao dentista para avaliar as condições das lentes. Alimentos duros e o hábito de roer unhas também podem prejudicar a durabilidade das lentes.

 

Manutenção se faz dentro e fora do consultório

A depender da recomendação do profissional, as visitas ao dentista podem ser feitas a cada seis meses, ou em períodos mais curtos( 4 meses). É importante estar atento a qualquer sinal de desgaste, mudança na coloração ou movimentação das lentes.

É importante manter uma rotina de higiene bucal saudável, que envolva escovação adequada com cerdas macias, uso do fio dental ao menos uma vez ao dia , enxaguante bucal e raspador de lingua.

Quais os benefícios das lentes de contato?

Mudança de tamanho, forma e cor do dente, trazendo juventude.

A manutenção das lentes é parte do procedimento, e é importante para manter o resultado.