A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE em 2018, constatou que o empreendedorismo feminino teve um crescimento exponencial nos últimos anos. Cerca de 9,3 milhões de mulheres estão ocupando cargos de liderança no país e 34% são donas dos seus próprios negócios.
Esses percentuais refletem o destaque da presença feminina no mundo dos negócios e a abertura de mais oportunidades para inovar no ramo.
E a Odontologia Full Face se apresenta como uma inovação sem precedentes para a cirurgiã dentista, segundo as últimas estimativas, são realizados 256 mil procedimentos ao ano, o que é um aumento de 184 mil comparado a anos anteriores.
Quer entender como esse ramo tem crescido tanto? Então confira o artigo!
Empreendedorismo feminino e a afinidade com o ramo de estética
Uma pesquisa realizada por estudantes da Universidade Federal do Piauí – UFPI identificou motivações semelhantes nas entrevistadas que iniciaram sua jornada no empreendedorismo feminino na área de estética e beleza, segundo elas algumas das razões foram:
- autonomia e liberdade para gerir o próprio tempo;
- vontade de promover satisfação pessoal em outras pessoas;
- oportunidade de fazer parte de um mercado que está crescendo.
Outro ponto ressaltado pelas entrevistadas foi a afinidade prévia com o ramo, já que fazia parte de suas realidades e rotina. Segundo elas, foi uma oportunidade de trabalhar com algo que elas já gostavam e possuíam interesse.
Como a procura por procedimentos estéticos fez nascer a odontologia Full Face
No empreendedorismo feminino do ramo odontológico, a procura por procedimentos estéticos como:
- remoção de marcas de expressão: uniformização da pele a partir da aplicação de preenchimentos nas linhas mais preponderantes;
- remodelação de lábios: aumento dos lábios e ajustes para tornar as proporções mais simétricas;
- suavização de olheiras: preenchimento das bolsas abaixo dos olhos para diminuir o aspecto de inchaço e coloração mais escura;
- preenchimento da mandíbula: destacando a região para dar mais ênfase aos contornos faciais.
Eram bastante procurados dentro dos consultórios, no entanto, como a preocupação com a aparência e a busca por padrões de beleza, criou-se a oportunidade para a cirurgiã dentista se posicionar de forma exclusiva no mercado, assumindo a odontologia full face, como diferencial competitivo.
Afinal, a possibilidade de realizar um procedimento completo, com todas as especificações odontológicas incluindo também o embelezamento do sorriso, foi algo muito atrativo aos olhos dos pacientes.
A partir dos procedimentos é possível corrigir assimetrias, equilibrar o sorriso a face e até rejuvenescer o aspecto da cútis.
Agora que você já sabe como o empreendedorismo feminino tem se destacado, confira as razões para investir no mercado de harmonização orofacial!